segunda-feira, 8 de junho de 2009

I Dreamed a Lie?

Muitos de vocês, provavelmente 8 em cada 10 internautas deve ter ouvido falar, da Susan Boyle escocesa, de meia idade, desarrumada e nem um pouco atrante, nunca foi beijada, blablabla, ela chegou a nós como uma lição da vida, mas não da vida utópica de astros e estrelas, e sim da vida real, ao pisar naquele palco e olhar para milhares de pessoas que devolveram olhares de nojo e arrogância de modo cético como defesa a sua aparência pouco apresentável fora dos padrões de algúem que almeja posição de uma pessoa famosa, alguém tão "miserabizinha" quanto Macabéa de "A Hora da Estrela", ou como os seres da peça cuja a música-tema ela cantou e mostrou como todos nós diversas vezes carregamos a imagem pronta das coisas a modo de "1+1=2" e nos infornalhamos em julgar tudo que vemos parecer insignificante, tal qual mostrou para os jurados, para o público, os telespectadores do Reino Unido e visitante constantes do Youtube(que somados ultrapassam os 2 milhões) , eu, e você Leitor, que ainda temos muito o que rever sobre nossas opinões, e que talvez muitas delas não passem de equivocas ou opiniões digeridas de outro cuspe, cuspe que deram na senhora escocesa até conheceram com quem estavam lidando.
Foi dado o pedido segundo os procedimentos do programa de tv, para que ela cantasse, ao tocar da música em que todos previam uma voz sinestesica a face de Susan Boyle, o que viram foi uma flor gritando para fora de um pântano subestimado como sem graça, feia, burrinha, ridícula um grito que encantou a todos que presenciaram a supresa, lágrimas e sorrisos de milagre surgiram do rosto de milhares de pessoas em questão de instantes, todas tão acostumadas com a sociedade ditatorial da estetica imposta, criada e seguida por todos nós e uqe por esse motivo nos atingimos com Susan, ela não se diferenciou só por seu talento, mas pelo seu ato herege contra o padrão de fiés dessa nossa mídia que mostrou que não há nada demais em lutar por algo quando se quer muito, mesmo que ele seja impossível, lhe dê muito sofrimento, e não foi nenhum final feliz de novela ou filmeu que mostrou isso a nós, na verdade não houve final feliz nisso tudo.
Ela ficou famosa pela canção, nesses dias, desde que fiquei do vídeo, a popularidade de Susan só aumentou, jornais comentavam sobre a velha senhora solteirona sobre seu feito, no show de talentos(desculpem até agora não dizer o nome do programa : Britain Got's Talent); todos comentavam sobre ela, virou centro da mídia que estava a um passo para excluí-la de primeira impressão, ficou como assunto e exemplo de luta pelo sonho de ser igual a Elaine Page sua cantora ídola nº1, foi convocada para a semifinal, e de lá para o final de vez.
Desculpem o encerramento ambíguo do parágrafo anterior, mas logo vocês me entenderão. Chegando a final, Susan Boyle se propos a cantar a música que a fez brilhar tanto no início do programa : I Dreamed A Dream, de Los Miserables todos novamente tiveram a mesma reação, mas na hora do jurado, o vencedor é: um grupo de street dance x. Foram feitas as cerimônias de sempre de programas como esse , ah você mereceu, parabéns, muito bom, no entanto, a verade sobre a caloura foi mais inesperada que seu talento, que já podia ser percebido pelo seu comportamenteo engraçadinho no palco que na verdade eram sintomas do que ela já tivera desde de seu nascimento e talvez por isso não estava "programada" para vencer, mas fazer sucesso e dar pontos de audiência ao programa : Susan Boyle sofre de Atraso Mental.
Durante seu nascimento quando ainda era bebê ingeriu suco amniótico que prejudicou a oxigenação no cérebro, após o resultado final do programa, ela foi mal educada com os integrantes, e até jogou água no segurança, sendo internada em uma clinica psiquiatrica para possivel recomposição de juízo imperfeito, acrescentando que ela não tinha como continuar devido a seu repertório minúsculo de músicas, pela fato dela ter atraso mental, mas ainda assim o sonho definhou, não simplesmente sumiu, como qualquer outra coisa da vida que simplesmente não some, Susan consequentemente será lembrada e chamarão sua atenção na rua, ela foi aceita na mídia como fator "ouro falso", mas por vontade inicial dela a mesma mídia qe antes a olhou com repulsa, apenas estava tolerando até o tempo que durasse a audiência, ela nunca fez parte desse exercito de super-homens que é o mundo pop, e este não é o primeiro caso que somos manipulados pelas luzes e emoções ensaidas, imitamos filmes e atraçoes banais que passam na televisão a todo instante e tomamos receptivamente como repertório cultural, enquanto há pessoas com capacidade menor que a nossa fazendo coisas incríveis , nós mofamos e rimos diante de uma tela que não é nehuma veraddeira companhia.Quem mais tem um certo atraso mental?

4 comentários:

  1. Achei muito interessante a relação entre Susan e Macabéa
    Adoro seus textose suas análises!
    Um dia ainda escrevo assim =D

    ResponderExcluir
  2. "quem mais tem um certo atraso mental..?" (essa realmente doeu meu bem! hahaha) Adorei a forma como você escreve, adorei. apesar dos "sinônimos em demasia" pra feinha lá AUAHAUAUAHAUH ok. Adoro você ma, cada dia você me surpreende mais e mais ;D

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto de Susan Boyle já está extremamente irritante na mídia "grande", mas gosto de vir nos blogs, esses assim, com críticas diretas e sinceras. Do jornalismo amador e profissional ao mesmo tempo, sem censuras e sem medo, é uma coisa que tá faltando por aí. Gostei muito do texto. Muito bem feito.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente INCRIVEL teu texto. Talvez se metade do mundo pudesse refletir como vc o fez, nao estariamos vivendo essa banalidade que é nosso dia-a-dia, onde tdo é normal, tdo é comum, meramente por tdo ser exposto e imposto! PARABENS Má, vc conseguiu me fazer pensar de uma forma diferente! Arrasou!

    ResponderExcluir